Um especialista em sono fala sobre insônia, sonhos e a neurociência do sono


  

O sono geralmente deixa as pessoas descansadas e revigoradas, mas para os pacientes do neurologista clínico Guy Leschziner, seus momentos de não-vigília geralmente são tudo menos pacíficos. Percebe-se que ela está levando sua motocicleta para uma carona enquanto dormia apenas depois que sua proprietária pergunta para onde ela foi. Outro se move em seu sono, interpretando seus sonhos – e aterrorizando seu parceiro no processo. Outros ainda sofrem de insônia, privação de sono e terrores noturnos.

Leschziner descreve seus casos e como eles informam o crescente mundo da pesquisa do sono em seu recente livro, O Cérebro Noturno: Pesadelos, Neurociências e o Mundo Secreto do Sono. “ Esses casos são interessantes de duas maneiras diferentes – a primeira é simplesmente o drama das histórias, as experiências humanas desses pacientes”, diz Leschziner. “Mas também, quando se olha para os extremos, nos informa sobre o normal também. Ao ver esses pacientes e ver onde o problema está no cérebro, entendemos algo sobre como nossos cérebros regulam o sono. ”

The Verge falou com Leschziner sobre o que faz uma boa noite de sono, o que está acontecendo no cérebro quando sonhamos e como os distúrbios do sono poderiam fornecer uma janela para outros problemas de saúde.

Esta entrevista foi levemente condensada e editada para maior clareza.

Você escreve muito sobre o sono anormal e os pacientes que você encontrou em sua clínica. Gostaria de começar perguntando o contrário: como é uma boa noite normal de sono?

O sono – além de ser uma experiência objetiva – também é uma experiência subjetiva. De uma perspectiva objetiva, uma boa noite de sono é vista como uma noite de sono suficientemente consolidada, dividida em uma ou duas parcelas. Se olharmos para a população, sete a oito horas são vistas como a quantidade ideal de sono. Mas para cada indivíduo, a experiência subjetiva do sono é um pouco diferente. Pode haver pessoas que acordam várias vezes por noite, mas acorde sentindo-se revigorado e capaz de se sentir normal durante o dia. Ao passo que, para outras pessoas, o que é aparentemente e objetivamente uma boa noite de sono, pode fazê-las sentir-se extremamente cansadas e insatisfeitas. Portanto, há esse tipo de disparidade entre a manifestação física objetiva do sono e a experiência subjetiva.

Se você estiver indo para a cama mais ou menos na mesma hora, acordando mais ou menos na mesma hora, sentindo-se revigorado durante o dia e, em seguida, capaz de adormecer ao mesmo tempo regularmente, provavelmente dormir o suficiente por você.

Como alguém que estuda o sono, como você se sente sobre o uso crescente de dispositivos de rastreamento do sono?

Não acho que haja algo intrinsecamente errado em acompanhar seu sono. Mas você precisa se perguntar "Bem, por que estou acompanhando meu sono?" Se você está acompanhando seu sono porque sabe que não está dormindo o suficiente, provavelmente não precisa de um rastreador para lhe dizer isso.

Eu acho que o grande perigo é se você está acompanhando seu sono porque você tem insônia, ou porque você sente que está dormindo muito mal, apesar de passar muito tempo na cama. Quando indivíduos que têm um grau de ansiedade relacionado ao seu sono obtêm dados que podem ou não ser precisos, que reforçam seus preconceitos sobre o sono e, portanto, podem alimentar essa ansiedade relacionada ao sono e podem realmente tornar coisas como insônia muito piores

Um dos seus pacientes, John, relatou ter sonhos muito vívidos e realmente começou a se mover enquanto dormiam. Qual é a conexão entre o que eles estão vendo e experimentando em seus sonhos e seu movimento físico enquanto dormem?

Normalmente, enquanto estamos sonhando, estamos completamente paralisados. Os únicos músculos que realmente mantêm qualquer grau de movimento são os músculos que movem nossos olhos – é daí que vem o termo movimento rápido dos olhos – e também os músculos que nos permitem respirar. Obviamente, se pararmos de respirar, de uma perspectiva evolucionária, isso não seria uma boa ideia.

Portanto, existem mecanismos no cérebro que, quando o sono REM é ativado, geram essa paralisia. Mas em indivíduos como John, esse mecanismo de paralisia dá errado. Quando ele entra em sonhar, ele não fica paralisado e, portanto, ele está basicamente representando os movimentos que está fazendo em seus sonhos.

Sem surpresa, os sonhos desempenham um papel importante no seu livro sobre o sono – qual é a nossa compreensão atual do porquê sonhamos?

Sabemos que o estágio do sono mais associado ao sonho, o movimento rápido dos olhos durante o sono [REM sleep]é algo que muda ao longo da vida. Mesmo antes de nascermos, estamos provavelmente gastando cerca de um terço de cada período de 24 horas nesta fase do sono. Mas isso levanta a questão: se estamos dentro do ventre de nossa mãe, com o que estamos sonhando? Qual poderia ser a função da experiência real do sonho? A probabilidade é que o sonho, ou o sono REM em particular, tenha funções diferentes em diferentes fases da vida.

Quando estamos muito adiantados no desenvolvimento, seja como um feto ou talvez como um recém-nascido, é provavelmente sobre o desenvolvimento de certos caminhos que são responsáveis ​​pela consciência. Mais tarde na vida, parece que sonhar pode ser particularmente importante para o aprendizado, mas também parece ser importante para a regulação das emoções.

Agora, se alguém olha para o cérebro como uma espécie de supercomputador, o que fazemos é absorver toda uma carga de informação e a interpretamos de acordo com a nossa experiência do mundo. [Our brains essentially] criar um modelo preditivo – podemos encaixar o que experimentamos nesse modelo e gerar previsões a partir dele. Mas estamos constantemente acumulando informações durante todas as horas de vigília, o que alimenta nossa imagem do mundo ao nosso redor. Isso significa que nosso modelo do mundo ao nosso redor precisa ser constantemente ajustado.

Isso pode muito bem ser o que sonhar é – é o refinamento de nossa compreensão do mundo. Acho que isso explica, por exemplo, por que sonhamos com certos eventos há muito tempo, mas também alguns eventos que tivemos no decorrer do dia. É o amálgama de todas as nossas experiências sendo reinterpretadas no contexto desse modelo que criamos de nosso ambiente externo.

Um tema recorrente em seu livro é que alguns distúrbios do sono são potencialmente uma janela para problemas de saúde mais sérios – você pode nos contar mais sobre isso?

Estamos começando a entender que o sono é importante na regulação de praticamente todos os processos fisiológicos que ocorrem em nossos corpos. Há um crescente campo de pesquisa que procura ver se a interrupção do sono, a privação do sono ou outras condições, como a apnéia do sono, podem gerar condições como a demência. Sabemos que a falta de sono e a apneia do sono estão associadas ao declínio cognitivo, e há cada vez mais evidências de que eles podem, na verdade, ser fatores de risco para a demência. Agora, ainda não chegamos lá, mas essa é uma área bastante interessante. Porque se nós pudermos demonstrar que – por exemplo – a apneia do sono confere um alto risco de demência, isso é um fator de risco potencialmente modificável.

A razão pela qual [sleep] pode ser particularmente importante para a demência é que sabemos que há uma série de canais no nosso cérebro chamados de sistema glifático, e a função do sistema glinâmico é remover toxinas e metabólitos do cérebro. . No sono profundo, esses canais se abrem em cerca de 60%. O [idea] é que, se você dorme, o cérebro é mais eficiente em liberar essas toxinas.

Quando estamos falando sobre esses canais abrindo em cerca de 60%, essa é uma porcentagem bastante grande, mas qual é o tamanho real desses canais sobre o qual estamos falando?

Eles são microscópicos. De fato, por muitos anos, nós nem sabíamos que eles existiam – eles só foram realmente descobertos na última década ou algo assim.

Parece que ainda há muita pesquisa a ser feita.

O que é tão excitante sobre a medicina do sono é que temos uma coisa que fazemos em média oito horas por noite, por isso passamos um terço das nossas vidas a dormir. E, no entanto, até os últimos anos, nós realmente tínhamos muito pouca noção do que é isso tudo. As coisas avançaram dramaticamente nas últimas décadas. Mas ainda há muito a aprender.



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